Cinep doa área para implantação do Parque de Exposições de Sumé

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), oficializou, na noite dessa terça-feira (2), a doação de uma área à Prefeitura de Sumé para a implantação do Parque de Exposições João Albino Pedroso. O governador Ricardo Coutinho, a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, e o prefeito Eden Duarte assinaram o termo de doação do imóvel durante a oitava audiência pública regional do Orçamento Democrático Estadual, em Sumé (5ª Região Geoadministrativa), que foi realizada no ginásio da Escola Estadual José de Queiroz e reuniu moradores de 18 municípios.

A presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, ressaltou que a doação da área à Prefeitura de Sumé é uma iniciativa que traduz a missão da Companhia, que é promover o desenvolvimento econômico nas diversas regiões da Paraíba. “Estamos doando uma área de 2,4 hectares para atender a uma importante demanda do setor agropecuário de Sumé e toda a região. Esta é uma ação que vai impulsionar a cadeia produtiva ao garantir melhor infraestrutura para realização de feiras e exposições”, afirmou.

O prefeito Eden Duarte agradeceu ao governador pelo empenho que vem dando às obras na região do Cariri e destacou a importância da ação em conjunto com a Cinep para a implantação do Parque. “Hoje nós tivemos a alegria de adquirir aqui, um espaço para o Parque de Exposição para a nossa região, que irá gerar renda e cultura para o Cariri. Só temos a agradecer ao governador pelo atendimento às obras reivindicadas nestas audiências e atendidas em sua gestão. É muito importante ouvir a população e eu, enquanto gestor, também adotarei essa ferramenta de participação social em nossa cidade”, afirmou o prefeito Eden.

Outra ação que beneficiará a região e que contou com o apoio da Cinep foi a compra de 40 barracas para feirantes da Economia Solidária e da Prefeitura Municipal de Sumé em uma iniciativa intersetorial com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Economia Solidária. O objetivo é fomentar a inclusão de trabalhadores rurais e urbanos no mercado através da comercialização de produtos, conforme as premissas que norteiam a política nacional de segurança alimentar e de economia solidária.

Mais investimentos do Governo do Estado na região

A 5ª Região recebeu benefícios com a entrega de 13 ônibus escolares (R$ 2,1 milhões), sendo 12 para as escolas e um para a Gerência Regional de Educação; cinco laboratórios de informática, com 90 computadores adquiridos (R$ 369 mil); 13 laboratórios de ciências; mais 1.680 novas carteiras escolares (R$333 mil), para melhorias na estrutura mobiliária escolar; além de créditos do Empreender-PB no valor de R$1,2 milhão, beneficiando 279 pequenos e médios empreendedores da região.

Ricardo disse que o Cariri vive o momento mais importante de desenvolvimento da sua história. “Distribuímos hoje mais 13 ônibus escolares e mais 46 que já haviam sido entregues anteriormente, além de créditos do Empreender-PB, no valor de R$ 1,2 milhão, para toda a região, e ainda equipamentos de informática e laboratórios de ciências, que ultrapassam mais de R$ 4 milhões de investimentos no total, só nesta noite”, disse o governador. Ele ainda lembrou que o Cariri protagonizou o maior número de cidades tiradas do isolamento por meio de asfalto durante a atual gestão.

“A Paraíba passa a ser o primeiro estado do Nordeste onde não se chega a nenhuma cidade se não por meio de asfalto. Nós fazemos política para o povo, aqueles mais esquecidos anteriormente e o Cariri é um exemplo disso com a construção da Rodovia da Reintegração, que tirou várias cidades do isolamento”, finalizou o governador, citando ainda a cidade do Congo, que antes não contava com nenhuma estrada asfaltada e hoje dispõe de quatro novos acessos.